terça-feira, 17 de junho de 2008

CAMINHOS PORTUGUESES DE S. TIAGO


"Sexta-feira dia 13 de Julho de 2008 pelas 6h da manha, pontualidade de BICIATUS, eu o Rui e o Carlos, partimos da pastelaria do vinhal, (local de partida para as nossas domingueiras), em direcção ao Louro, onde nos esperava o Alexandre.

Chegados ao Louro surge o primeiro contratempo; o Alexandre tinha um furo. A única coisa a fazer era concertar. Por volta das 6,45 lá arrancamos para a nossa peregrinação.

No primeiro dia, tirando uma queda de que fui vitima, felizmente sem grandes consequências quer para mim (umas pequenas escoriações, muito bem tratadas por um voluntário dos voluntários de Valença, a quem agradeço), quer para a minha bina. Tirando isso, a única coisa estranha que aconteceu, foi o facto de o Rui e o Alexandre, fazerem questão de dormir os dois nas camaratas femininas, do albergue de Valença, que estava todo disponível para nós. No segundo dia 6 da manhã e lá nos fizemos aos caminhos desta vez com destino a PADRON, e tudo corria muito bem até que o meu pneu traseiro não furou mas rebentou. E só com mestria, a paciência e os conhecimentos do Alexandre e a ajuda dos restantes elementos do grupo, é que foi possível resolver aquilo que parecia não ter solução (peço desculpa por não revelar como foi solucionado o problema mas são segredos profissionais), e após uma longa hora lá retomamos o caminho até ao destino da segunda etapa sem mais problemas de maior.

Para o terceiro dia entre PADRON e SANTIAGO, ficaram uns vinte e poucos kilometrozecos para fazer, numa jornada de consagração, pelo que iniciamos ás 8 da manha, e com o entusiasmo da chegada nem demos conta da chuva e frio que estavam. Isto depois de nos dois dias anteriores termos sofrido com temperaturas muito elevadas, ao ponto de o Carlos ter ficado a conhecer todas as fontes ao longo dos caminhos. Das grandes subidas e descidas que ultrapassamos nem nos apercebemos, e não fosse um furo que o Alexandre teve nem dávamos conta de nada.

Chegados a SANTIAGO a emoção apoderou-se de mim e dos outros elementos do grupo, pelo sentimento do dever cumprido.

Depois de cumpridos os formalismos religiosos com uma visita á catedral, bater umas fotos, por o respectivo carimbo, comprar uns recuerdos, foi trocar de roupa que estava encharcada, procurar um restaurante para retemperar as forças e apanhar o comboio que nos trouxe de regresso a casa, onde chegamos pelas 21,30 horas com a notícia de que Portugal acabava de perder com a Suiça por 2-0 enfim….

Quem já fez os caminhos, sabe do que estou a falar. Quem não fez que faça para perceber do que estou a falar, mas por favor façam em autonomia porque com as mariquices de apoios externos ao grupo isto não tem piada nenhuma, não desvirtuem o sentido da peregrinação.

Obrigado ao Rui e ao Carlos por me terem aturado estes dias.

Obrigado ao Alexandre por ao longo destes anos em que ando de bicicleta e especialmente no inicio me ter incentivado a continuar, e ao longo dos caminhos estar sempre disponível para resolver a avarias que foram surgindo.

Obrigado á Ana da Rocha por me ter incentivado sempre a não desistir, e por durante a semana nos dar um treino superior nas aulas de spin.

E porque os últimos são sempre os primeiros, obrigados à minha querida massagista CAL, que com a sua sabedoria e as suas mãos mágicas, faz com que os meus gémeos recuperem dos esforços a que vão sendo sujeitos.

Como último registo dizer que as nossas “binas” se portaram de uma forma impecável.

Se não for antes, para o próximo ano se tudo correr pelo normal serão os caminhos Franceses a serem percorridos por mim e pela minha bina."


(Texto de Zé Costa)


PS: Vamos ter que repetir o caminho, o disco do meu portátil onde estavam as fotos avariou e há uma grande probabilidade de não conseguir recuperar as fotos . . .


2 comentários:

João Nuno disse...

Caros Biciatus,
Tou a ver que perdi uma bela oportunidade para ir a Santiago...Mas fica para a próxima, concerteza! Vejo que a coragem e a força de nao querer desistir imperou uma vez mais no sangue BICIATU...
Contudo, eu, alexandre e ainda nao sabemos se Ana Rocha estaremos em no Montesinho 101 para trazer o caneco, ou nao :P
Grande Abraço a todos

Ana da Rocha disse...

Mais uma vez parabéns..fico orgulhosa do meu grupo por terem feito os caminhos de forma tão tranquila! Fico feliz por terem gostado, eu também os fiz e sem bem o que sentem...
Tenho muito gosto em pedalar convosco e tudo farei para que ninguém desista e espero continuar com força para vos pôr em melhor forma, ainda, para os caminhos franceses...que mais uma vez vou percorrer à vossa frente (em agosto lá estarei se tudo correr bem).
Beijoca da biciata!!!