terça-feira, 31 de agosto de 2010

Passeio de final de férias.

Landim - Caminha : Pelos caminhos de Santiago usando o "Caminho da Costa".
Caminha - Viana : Bicicleta pela ciclovia do Atlântico e N13
Viana - Nine : Comboio
Nine - Landim : Bicicleta
Km pedalados : 161 Km


 Biciatus Délio e Rui "Trek Brothers".

Tendo em vista a ida a Finisterra, tinha planeado fazer os Caminhos de Santiago, usando o "Caminho da Costa" até Caminha, para um fecho em grande das férias.
Quando o meu irmão soube da minha intenção, disse logo PRESENTE.

Segunda-feira, 30de Agosto, saimos de Landim eram 7:30h em direcção a Famalicão para entrar na ciclovia em direcção a Rates. Após S. Pedro de Rates tomamos a direcção de Esposende onde chegamos usando essencialmente caminhos rurais excelentes para conhecer o belo Minho.
Depois de Esposende, mais concretamente em Antas, fomos presenteados por 2 magníficos singles, sendo que um deles a acompanhar o rio neiva "dentro" de um túnel verde é delicioso. Percorrendo algumas zonas de calçada romana lá chegamos a Viana do Castelo. Obrigatória a paragem no Zé Natário para o belo do Sidónio.
Forças restabelecidas, lá retomamos os Caminhos em direcção a Caminha.
Se até aqui o percurso é muito agradável, de Viana para a frente começa a parte mais exigente quer física quer técnica. Pedalando sempre com o mar como pano de fundo, lá fomos pedalando por caminhos rurais em calçada com alguns singles magníficos e uma calçada romana que nunca mais acaba. Nesta parte do percurso encontramos  recantos deliciosos.
Com o último monte ultrapassado, eis que se avista Vila Praia de Ancôra.
A partir daqui as dificuldades terminam e o percurso é feito quase na totalidade junto ao mar.
Chegados a Caminha pelas 15.00h, toca a repôr hidratos de carbono, visitar o centro histórico e regressar a Viana do Castelo.

Foi um dia memorável com a melhor companhia possível.

Os caminhos a Finisterra estão confirmados para o fim de semana de 2,3,4 e 5 de Outubro.

PS - Chefe dedicado e abnegado, "perde" um dia de férias para preparar a viagem dos meninos .... AHAHAHA!!!! Biciatus sempre.
Fotos no título.

2 comentários:

Mano Rui disse...

Um dia memorável sob vários aspectos...
Atenção BICIATUS o chefe é inexcedível nos "mimos" para os meninos...
Bora lá a marcar presença para 400 km em 3 dias rumo ao "fim da terra"

Leitão disse...

No dia 18 de Agosto fiz "a solo" este percurso mas apenas até Viana do Castelo. Depois também regressei de comboio até Nine e de bicicleta até Famalicão. Pedalei pouco mais de metade que vós, pois ainda dei umas voltas em Viana do Castelo, enquanto esperava pelo comboio. Gostei muito dos single track, particularmente do de Antas, embora seja preciso algum cuidado na passagem das pedras.
"Bom caminho"