quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Finisterra 2010

Famalicão - Finisterra - 2,3 e 4 de Outubro de 2010
 Novas fotos no link do título.
Zé Costa, Carla, Rui, Vítor(Chouiça) , Nuno (O Pequenino) e Délio (O Fotógrafo)

O que dizer de mais esta aventura deste fantástico grupo de BTT ....

O dia começou cedo no Sábado. Ás 7.00h estavamos todos na Ribapão , o Zé chegou 6 minutos(!!!!) atrasado e o chouiça 15 minutos, para o cafézinho da praxe e partir para a nossa viagem.
Logo ali a primeira surpresa do dia, o Zicas, que não podendo acompanhar o grupo não faltou para nos desejar boa viagem.( Aqui que ninguém nos ouve, acho que foi o Zé que o chamou porque queria subir o espigão e não sabia como !!!.... AHAHAH!!) Grande Zicas, não há outro com tu.

Rumo à ciclovia, nem chegados ao apeadeiro de Barradas, houve-se o primeiro "FOD..-..". O chouiça acabava de rebentar o cabo das mudanças.
Como a gente boa tem bons amigos, ligamos ao Adelino da AFACYCLES, que ás 7.45h(!!!), "obrigou" o Sr. Armindo a abrir a oficina para nos desenrascar. Com amigos destes nunca ficamos mal.

O Zé Costa , não satisfeito por ter feito o Zicas levantar-se cedo, ainda tentou "cravar" o Sr. Armindo para mais umas afinações mas, bastou-lhe olhar para a bicicleta ... A fotografia é bem explícita ....

Siga viagem.
Retomamos a nossa viagem, já com algum atraso, até Rates, onde seguimos as indicações do Caminho da Costa. Chegados a Fão, não poderia faltar o belo do pastel de Fão para dar mais alguma energia. "FOD..-.." , era o segundo do dia. O Zé tinha um raio partido. Á falta do Eng. Chefe e do Mecânico Chefe, teve de ser o Chefe a desenrascar qualquer coisita. Seguimos caminho e por descargo de consciência, ao passar em Esposende, paramos numa loja de bicicletas par verificar os raios so "Sr. Zé". Aqui surge o terceiro "FOD...-...", o Zé Costa tinha 4 raios partidos. Numa intervenção rapidíssima , nem 20 minutos depois já rolavamos em direção a Viana do Castelo com a roda arranjada.
Em Viana do Castelo, paragem para um "almoço rápido" e uma bela bola de berlim do Nátario.
Viagem agradável até Caminha, com passgem em alguns sítios muito bonitos e com as dificuldades a aparecerem. De Caminha e contra o inicialmente previsto, continuamos pelo Caminho da Costa em direcção a Valença, em vez de atravessarmos para La Guardia.
Mal saimos de Valença, chega a chuva. Com a luz a começar a diminuir, força nas pernas, para chegarmos rápido ao nosso destino, Redondela.
O troço entre Caminha e Valença é bastante exigente fisicamente, com um sobe e desce constante. Valença passou a correr, em Tui paramos no café Lisboa para um pequeno lanche e uma bebida quente para ajudar a secar o corpo já encharcado. Toca a colocar as lanternas.
Eram 20.00h quando saimos de Tui, debaixo de uma chuva impiedosa. que não nos largou até chegarmos a Redondela.
Em Redondela toca a ligar para o Hostal Avenida, para saber a localização. " ... mui fácil amigo, M550 direcion Pontevedra e logo, logo vás a ver el Hostal ...." . 1Km, 2 Km, 3Km, e nem sinais do Hostal. Paramos para pedir indicações e dizem-nos que afinal o Hostal que deveria ser em Redondela, era em Alcalde a cerca de 4 km. Toca a pedalar. O problema foi que os 4Km afinal foram 12Km.
Eram 23.00h quando finalmente chegamos ao Hostal Avenida, completamente ensopados e com 170km feitos....
Banhinho tomado, roupinha seca no corpo, era 00.30h quando entramos num restaurante para jantar, ou pelo menos era o que nós queriamos. Nada feito, a cozinha tinha fechado à 00.00h.
lá nos arranjaram uns pratinhos de polvo, pão e um bocado de Jamon com batatas fritas. FODA-SE! (É o quarto.) Por estas entradas pagamos a módica quantia de € 131.00. Nem a crise nos safa ...    

No segundo dia, chegariamos a Santiago de Compostela. 

Assim começou, assim continuou e assim acabou ...

Para este dia apenas existem 2 palavras "CHUVA e VENTO".  
Nunca nenhum de nós levou com tanta chuva e tanto vento num dia a andar de bicicleta. Foram 89 km, feitos debaixo de uma chuva "molhada, grossa, pesada" acompanhada de rajadas de vento que faziam as bicicletas abanar com canas de bamboo.
Chegamos a Santiago de Compostela, eram 17.00h, completamente ensopadas, de corpo de alma.
Não houve protecção que mantivesse os corpos e os alforges secos.
Com a roupa ensopado, alguns espíritos também ensopados, tomamos em conjunto a decisão de não fazer a última etapa, Santiago-Finisterra, porque as previsões metereológicas não previam nada de bom para o dia seguinte .... afinal enganaram-se. Mas a decisão estava tomada e o transporte já estava a caminho.
Em Santiago um bom lanche, e um belo jantar num restaurante italiano .... "FODA-SE" ... , só pagamos € 66.00, e comemos que nem alarves.

Na segunda -feira, aproveitamos para conhecer melhor Santiago de Compostela, que bela cidade, enquanto o nosso motorista, Salada,  não chegava. 
Finalmente, o Salada, chegou. Abre a carrinha e "FOD..-..", só tem 5 lugares. Abre a mala e "FOD..-.." nunca na vida vão aqui caber 6 bicicletas e os alforges. Quase apeteceu ligar ao Eng. Chefe para pedir ajuda ...

Ainda faltam os alforges ...

A verdade, e não sei como, tudo coube dentro daquela "pequena" carrinha.  

Tudo "empacotado", e como eramos 7 pessoas para uma carrinha de 5 lugares, o Zé Costa e a Carla regressaram de comboio.

Os 5 que seguiram viagem na carrinha, ainda tiveram a desfaçatez de ir comer um belo arroz de sarrabulho a Ponte de Lima para fechar em beleza a jornada .

Eram 16.00h quando chegamos a Famalicão.

Fica desde já combinada a realização da última etapa desta aventura ainda este ano.

Notas:
1. Biciatus forever.
2. Ao Salada que não foi, mas foi,  um obrigado por se ter disponibilizado para nos ir buscar.
3. Ao Porfírio por ter disponibilizado a carrinha. Ainda fez o favor de a trazer a Famalicão na madrugada de Segunda-feira devido á alteração de planos.
4. Ao "pequenino" Nuno uma saudação especial pela excelente companhia e boa disposiçã. Sempre que queiras pedalar conosco és muito bem vindo. Tens o espírito de um verdadeiro Biciatu.
5. Aos pais do Nuno a nossa compreensão. Ter um filho com um apetite destes não deve ser fácil. Vai comer ao CAR...-.. Nuno.
6. Ao MP3 do Chouiça, que sempre o acompanhou na sua personificação de Salada. Tu já és um Biciatu. Aparece sempre que queiras amigo.
7. Á Carla o nosso agradecimento por ter "aturado sempre a ´"má disposição"" do Zé Costa. AHAHAHAH!!!
8. Em relação ao Zé Costa ....já chega de bater no ceguinho. Não sei porque, mas desta vez calhou-te em sorte. Um grande abraço camarada.  
9. Ao Rui, maninho, um bem haja por todo o "gás" disponibilizado ao longo destes 3 dias. Já consegues faze-los com ritmo !?!?!?

Abraços.

4 comentários:

Mano Rui disse...

Começando pelo fim: Não Maninho, não com o teu ritmo!
Realço o relato magnífico desta jornada com que o "Chefe" brindou o blog.
E SIM sem dúvida temos que acabar a jornada um destes dias (eu NÃO falarei com o Pedro, esse traidor...)

Zé Costa disse...

O chefe, tem o lugar garantido por muitos mandatos.
Podes continuar a bater no Zé Costa, porque depois de teres preparado ao pormenor todo o passeio (aqueles 2 Km de Redondela à pensão eram enormes), só espero que o próximo seja rápido para não me esquecer do prazer que dá fazer estes passeios na presença da BICIATADA, e convidados.
O "zica XL" encaixa como uma luva e o CHOUIÇA já sabemos com o que contamos, embora desta vez demasiado disfarçado de salada.
BICIATUS..... aléééééééé..........

Anónimo disse...

muito bom mesmo ob. pela partilha
fico a espera do relato da ultima etapa que esta por fazer

Carla disse...

Acrescento o meu agradecimento a todos os biciatus que me proporcionaram um fim de semana diferente, mas fantástico (msm incluindo a nossa amiga chuva, o nosso camarada vento e outros elementos). Espero ter a oportunidade de participar na tão desejosa 3ªetapa, porque momentos como estes não desgastam, alimentam-nos como seres humanos.