terça-feira, 9 de outubro de 2012

Caminhos de Fátima 2012 - Crónica (não oficial)

Esta pretende ser uma crónica dos Caminhos de Fátima 2012, feito por quem não foi e depois de ouvir as várias partes.


Dia 5 de Outubro
Paulo - Sempre a olhar para a Garminda e mesmo assim sempre a perder-se.
Zé Costa - Stressado com os alforges. Espero bem que se tenha confessado em Fátima, senão ...
Carla - Stressada por ter de aturar o Zé Costa stressado com os alforges.
Leitão - Como homem "by the book", marimbou-se completamente para a Garminda e só queria "Setas Azuis". Resultado .... Kms, Kms,kms ...
Chouiça- Ouviu os podcast todos que tinha no MP3.
Faria - Com a mania de que sabia o caminho, tentou sempre fugir para não ter de parar numa loja chinoca, para comprar o fato de treino em polyester.


Dia 6 de Outubro
Paulo - Sempre a olhar para a Garminda e mesmo assim sempre a perder-se. Se lhe perguntarem como foi o pecurso do dia anterior, só diz GARMIN. 
Zé Costa - Ainda mais stressado com os alforges. Espero bem que se tenha confessado em Fátima, senão ...
Carla - Ainda mais stressada por ter de aturar o Zé Costa ainda mais stressado com os alforges.
Leitão - Como homem "by the book", continuou a marimbar-se completamente para a Garminda e só queria "Setas Azuis". Resultado .... Kms, Kms,kms ...e nada de terra.
Chouiça - Ouviu novamente os podcast todos que tinha no MP3.
Faria - Com a mania de que sabia o caminho, tentou sempre fugir para não ter de parar numa loja chinoca, para comprar o fato de treino em polyester enquanto pensava qual seria a indumentária para o jantar, calções de lycra ou calças de lycra.


Dia 7 de Outubro
Paulo - Continuava a olhar para a Garminda e mesmo assim, ao fim de 3 dias, continuava  a perder-se.
Zé Costa - Super stressado com os alforges. Por esta altura já não havia confissão que o salva-se.
Carla - Stressada por ter de aturar o Zé Costa stressado com os alforges, tornava-se nesta altura no 4º pastorinho de Fátima.
Leitão - Como homem "by the book", marimbou-se completamente para a Garminda e só queria "Setas Azuis". Resultado .... Kms, Kms,kms ...e ainda nada de terra.
Chouiça- Sem mais podcasts  passou para as músicas que tinha no MP3.
Faria - Com a mania de que sabia o caminho, tentou sempre fugir embora já não precisa-se  de parar numa loja chinoca, para comprar o fato de treino em polyester.

Chegaram a Fátima !!!!

Ah!AH!AH!AH!AH!AH!AH!

PS - Esperemos pela crónica oficial, para confirmar os factos.

2 comentários:

Leitão disse...

Depois de semanas a falar nos “caminhos de Santiago” versus “caminhos de Fátima”, não me passou pela cabeça que o track do GPS da “Garminda” fosse outro senão os ditos. Foi com algum desapontamento que tomei conhecimento que o início do percurso, pelo menos até Santa Maria da Feira, não seguia o "caminho".
No primeiro dia, com a “Garminda” mal configurada, pois passou a tarde a mandar-nos retroceder no percurso, rodamos dezenas de Kms em estradas principais, incluindo o IC2, e não cheiramos a terra.
Não se espantem por isso que, no segundo dia, mal vi "setas azuis", me lançasse naturalmente por esse caminho. Ouvia, cá muito atrás, o Paulo a observar que a Garminda não indicava este caminho. Invariavelmente quando nos surgiam "setas azuis" a sugerir uma estrada secundária ou um percurso em terra a Garminda mantinha-nos em estradas principais. Neste segundo dia as coisas melhoraram, mas mesmo assim, só a partir de Cernache, quando finalmente deixamos o IC2, passei a gostar do percurso. É uma zona fantástica. Mantivemo-nos nos "caminhos de Fátima" até muito perto de Ansião.
No terceiro dia, saímos com a Garminda a coincidir com as "setas azuis", tudo em paz. Quando a Garminda nos quis tirar "do caminho" houve resistência e lá seguimos as ditas setas (mais tarde viemos a pagar com mais algumas dezenas de Kms. de estrada, pois o caminho de repente, com uma nova estrada, desapareceu.
Ao ouvir o Paulo, com a repetida acusação de que não ligávamos à Garminda e por isso estávamos na estrada em vez de fazermos monte, fez-se luz. Só aí entendi uma coisa que para mim não era óbvia, o percurso do GPS não tinha nada a ver com os caminhos de Fátima!!! Calei-me, recuei no pelotão, deixei de olhar para as setas azuis, e lá seguimos, enquanto foi possível, o percurso de um homem só (o autor do track).
Na ausência do Chefe Délio, que teria normalmente imposto "o seu percurso" e explicado que não era o tal das setinhas azuis, não houve rebeldia, houve falta de informação e de comunicação. O Paulo, fez o que pode.
Abraço

Delio disse...


Esclarecimento.

O percurso para "Os caminhos de Fátima" está pensado para aquilo que nós gostamos, BTT.
O percurso traçado, coincide em algumas partes, com os caminhos de Fátima(estradas), mas como estes se desenrolam maioritariamente em "asfalto", basta ver os peregrinos a percorrer a Nacional 1, o traçado proposto desvia-nos, especialmente no 2º e 3º dias, para muitos kms em bons trilhos de terra.
O exemplo de Cernache é um deles. Os peregrinos a pé não percorrem esses trilhos.