quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Caminho Francês - DIA 4

Terça, 10 de Setembro
Mais um dia de céu azul.
Hoje era dia de mais uma etapa longa e rolante, esperavam-nos cerca de 130 km.
Depois de muito bem dormidos e de um bom pequeno almoço, preparamos tudo para sair e no momento em que montava-mos as nossas binas, tivemos de socorrer uma "dama" que nos pediu para lhe encher o pneu. Boa acção do dia feita, agora era só aventura !!! Ah!Ah!Ah!
Aproveitamos para ver a catedral de Burgos, majestosa e imponente no seu estilo Rococó.
A saída de Burgos, à imagem da de Logroño, é realizada através de jardins e ciclovias da cidade.
Saída de Burgos.

Saídos da zona urbana, começamos a pedalar em zona rural, percorrendo caminhos rurais, sempre ladeados por campos de cereais, girassol e beterraba.

Solidão! A "imagem" de um peregrino.

O percurso até CastroJeriz, manteve estas características , com variações de altitude ligeiras, permitindo aquecer as pernas e manter um bom ritmo.
Depois de Hontanas, o caminho de terra batida deu lugar a um single divertido com algumas pedras à mistura, que ajudou à diversão.
Durante esta parte da etapa, partilhamos os trilhos com um peregrino espanhol que já vinha desde Barcelona de bicicleta.
Depois do referido single,  a aproximação a Castrojeriz, foi feita em asfalto, tendo como ponto alto a passagem pelas ruínas do "Convento de San Antón, que é atravessado pela estrada. Local muito bonito.

Castrojeriz, "pueblo" muito agradável, dominado pelo seu castelo altaneiro e pela sua catedral, convertida em museu,  que nos recebe logo à entrada.
Entrada em Castrojeriz
Aproveitamos para abastecer de água, e logo que saímos de Castrojeriz, somos brindados com a maior dificuldade do dia.
Uma subida, dura, com uma pendente assinalável e com um piso escorregadio devido à areia existente.
No topo desta subida, foi tempo de fazer uma pausa, pois encontramos um peregrino que fazia "o caminho" acompanhado pelo seu fiel burro.
Duas e treta, é nada mais típico para o reforço alimentar de um espanhol. Pão, azeite e presunto.
Uma bem merecida pausa ... para os dois!
Rumamos até Fromista, sempre mantendo a paisagem anterior, que ao contrário do dia anterior não se tornou monótona, devido ao imenso horizonte.
Montes de pedras, feitos pelo peregrinos.
A aproximação a Fromista, é acompanhada por um grande canal de água, o "Canal de Castilla", que serve de principal fonte de regadio a todos estes vastos campos agrícolas.
Fromista é uma vila pequena, onde aproveitamos para almoçar e ao mesmo tempo, despachar o alforge de guiador do Rui, cujo suporte já não se segurava só com os zipos.
Existem alguns albergues com parceria com a Bike Line e com a Bicigrino, que permitem despachar encomendas, bicicletas e gajos fo#&idos dos joelhos, para casa, de uma forma muito simples e rápida.
Canal de Castilla .
Uau !!! bela foto!
Entre Fromista e Carrion de los condes rolamos exclusivamente em asfalto, 19km em rectas imensas, com pouquíssimo movimento.

Seguimos caminho até Carrión de los Condes, onde tivemos o único engano de toda a peregrinação devido a uma seta colocada à porta da igreja local que nos levava somente para um albergue particular. Cabr%$@!!!
Em algumas povoações mais pequenas, que vivem somente do "Camiño", por vezes a profusão de setas para o albergue, para o bar, para o  café, cria alguma dúvida e alguma confusão.
Meia hora perdida para regressar ao caminho correcto.
Ainda tentamos pedir ajuda a 2 velhotes, mas estão mesmo a ver, cada um dava um caminho diferente e melhor que o do outro !!! Ah!Ah!Ah!Ah!
Lá encontramos o caminho e deixamos para trás esta terra Carrión de los Condes.
Saímos por estrada, e logo depois entramos num caminho de terra que parecia não ter fim.
Foram 12 km, a pedalar numa recta "quase perfeita", sem nada para ver nem admirar.
A única parte arborizada
da imensa recta de 12 km
Pedalamos a bom ritmo, pois o percurso não apresentava grandes dificuldades, e a única coisa que nos impedia de ir mais rápidos era o que estava para trás e o que ainda nos faltava desta aventura.
Chegamos a Sahagun, debaixo de uns ligeiros pingos de chuva, que serviram apenas para assentar o pó.
Sahagun, não fazia ideia, é o centro geográfico do "Caminõ" em terras espanholas. Entenda-se, Roncesvalles a Santiago de Compostela.
Arranjamos quarto no primeiro hostal em que entramos e acabamos por jantar também no restaurante do mesmo hostal.
Mais uma vez, dormida e um bom jantar para os dois por meros 60€.
No final ainda tentamos dar uma volta pela vila, mas o frio era tal, que fomos recambiados para o quarto mais cedo do que pensávamos.
Estava na hora de preparar a mochila para o dia seguinte e descansar o corpo e a mente, especialmente a mente, porquê amanhã percorremos as imensas e monótonas planícies da zona de León.
Até amanhã.
Abrejos
Sahagun, o " Centro Geográfico do Caminõ ".
Resumo do dia:
0 avaria.

PS - Amanhã publico o Caminho Francês - DIA 5

Mano Rui disse...

Mais uma dose de excelente crónica!
Até já apetece voltar...
Cá para mim o alforge "anda perdido" em Espanha lá para os lados do Hotel Sanmartin em frómista pois sinais dele ainda nenhums

Martinho disse...

Ó mano Rui,
A crónica fala em "despachar" encomendas de uma forma "muito simples" e "muito rápida".
Ora nada mais simples do que fazê-la desaparecer..AH!AH!AH!

Quanto á crónica tenho duas coisas a dizer:
1ª) Muito bem relatada
2ª) Quero ouvir mais

Já agora, e não querendo saber mais do que aquilo que devo, quantos €€€€ são necessários (Transporte + Alimentação + alojamento)para fazer esta aventura.

Mano Rui disse...

Martinho a título informativo com menos de 700 só se se for muito poupado nos "hostais" mas considerando 170 para pagar o Sud Express. Será mais razoável pensar em 800/900€
Força

Délio disse...

Martinho,

Poderá ser mais ou menos dependendo, daquilo que tu estás disposto a "aguentar!.
Se optares por ficar em albergues, privados ou municipais, gastas cerca de € 10/20 por dia para dormida, o que te reduz bastante o custo referido.
Nós nunca ficamos em albergues, ficamos sempre em Hostal(Pensão/Residencial) com um custo diário de €40/45 para duas pessoas, ou em hotéis de 3 ***, com um custo diário de € 70/75, para os 2 e com pequeno almoço incluído.
Em relação à alimentação, não fica tão cara como isso, aliás está referido numa das crónicas(dia 3) o custo das refeições.

Abrejos

PS: Custos calculados para 3/4 cañas por dia!!! Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!