terça-feira, 8 de outubro de 2013

Caminho Francês de Santiago - Epílogo

Real caminho Francês, de bicicleta e em autonomia.


Esta era uma aventura à muito sonhada mas sempre adiada.
Quando nada o fazia prever, eis que em meados de Julho deste ano, surgiu a oportunidade para realizar esta aventura.
De imediato procuramos a data possível para a realizar e também de imediato começamos a preparar toda a logística, tendo em vista o período de 8/9 dias.
Não nos foi difícil planificar toda a logística, vejamos:

  • Transporte para França: Comboio, Sud Express 
  • Autonomia : Mochila e um saco de guiador (bate aos ponto os alforges) 
  • Etapas : Tendo o conta os dias disponíveis, 8 dias, rapidamente planificamos as etapas com recursos a informação recolhida entretanto. Tivemos o cuidado de ter um dia de reserva, Domingo, só para o caso de algum imprevisto.
  • Dormidas: Sempre em Hostal ou Hotel.
  • Apoio : Recolhemos moradas de lojas de bicicletas de acordo com as nossas etapas. 2 guias do caminho Francês, com mapas, que nos acompanharam sempre.
  • Regresso : Haveríamos de cravar alguém para nos recolher em Santiago. 
A partir daqui, foi fácil !!!

Desta aventura só vos posso dizer que é mágica.
Esta aventura, não foi encarado como um simples "passeio" de bicicleta, foi encarada como algo mais. Algo que nos marcasse de uma forma indelével, para sempre recordada e para sempre marcada no nosso espírito.
Quer se percorra estes caminhos por fé ou por simples lazer, quer se acredite ou não,  algo muda em nós depois de os fazermos. 
A vivência que tivemos durante estes 8 dias é inigualável, o encontro de pessoas de todas as raças e nacionalidades que partilham o mesmo objectivo, que se apoiam durante todo o caminho, que demonstram uma simpatia e boa disposição imensa, as dificuldades que se erguem diante de nós dia após dia, a força de as ultrapassar seja como for, com sacrifício ou não, e a alegria de no fim de cada uma destas dificuldades, sorrir. Tudo isto marca-me profundamente.
Este caminho é diferente!
É diferente não pela paisagem, que sim é magnífica é extraordinariamente bela, é diferente porque neste caminho vive-se um espírito diferente, um espírito de paz e harmonia.
Durante a preparação desta viagem li, algures num livro, que qualquer peregrino que queira fazer os Caminhos de Santiago, deveria fazer sempre em 1º lugar o Real Caminho Francês, porque nele tem-se a perfeita noção do que é peregrinar e do verdadeiro significado destes caminhos. 

Não foi fácil. 
Foi duro.
Não encarem este desafio de ânimo leve, preparem-se fisicamente e psicologicamente para os realizar.

Meus amigos, aconselho-vos veementemente a acrescentar um novo item aos vossos objectivos de vida, Percorrer o Real Caminho Francês de Santiago
É algo que deverão fazer, em mais dias em menos dias, em autonomia ou não, isso não importa, importa fazê-los e acima de tudo VIVÊ-LOS !!!

A todos aqueles que nos apoiaram e incentivaram durante a nossa aventura, um muito obrigado. 
Contem connosco para vos ajudar a percorrer o Real Caminho Francês.


PS : Podem ler os relatos de cada etapa, aqui no nosso blogue.

2 comentários:

Mano Rui disse...

Obrigado mano pela empenho que sempre demonstras-te, em não só realizar esta aventura, mas sobretudo partilha-la comigo, e também através destas crónicas com todos aqueles que um dia já fizeram ou queiram fazer o CAMINHO.
Como afirmas, tem uma magia inerente ao ultrapassar das dificuldades, ao encontro com os outros, ao encontro da natureza, ao encontro da tua solidão feliz e ,se for o caso, ao encontro de Algo que nos transcende...
O segredo e a felicidade do caminho só se descobre percorrendo-o!
Fosse outra a disponibilidade de tempo e os oito dias facilmente se dobrariam e com isso dobraria também o prazer da experiência. Sem dúvida que voltarei muitas vezes ao blogue para reviver "o nosso Caminho"...

Bem hajas por seres meu irmão!

Leitão disse...

Parabéns. Pelo relato. Pela partilha. Pela emoção.

Parabéns, pelos pormenores, quase vivi o "caminho" convosco.
Pelo relato. Parabéns Délio pois há muito trabalho de casa nesta viagem. Há pormenores deliciosos como o das "pedras que se levam de casa", etc., etc.
Pela partilha. Obrigado por partilhares esta “aventura mágica” com os que estão deste lado.
Pela emoção. Senti no teu relato e no comentário do Rui, que a emoção aconteceu mesmo, não foi uma palavra de circunstância. O “caminho” deixa a sua marca.
Abraço