segunda-feira, 19 de maio de 2008

Domingueira em Braga . . . foi assim



Quando vi a proposta do Miguel em fazer a domingueira em Braga fiquei entusiasmado apesar de ele ter dito logo que seria moderado optei por ir porque é uma zona que quero conhecer melhor e nada melhor do que andar com os locais para conhecer, pensava eu!!!!

Então como combinado à última da hora às 8:30 estávamos na Ribapão e o Miguel mal me vê pergunta: "Achas que vai chover? Vamos na mesma?" é claro que respondi "Hoje chover!!! claro que não!!! Vamos lá!!". A vontade de conhecer melhor a zona do Sameiro era maior do que os sinais bem visíveis de chuva. :)))

A nossa volta começou logo a subir e que subida!!! Era chuva, muita chuva e frio, um dia de inverno. Mas quando vi o pessoal a subir por lá cima com uma velocidade jeitosa pensei moderado dizias tu, já não vemos ninguém do grupo!!!! está tudo para a frente, que empeno que vai ser!!! mas a realidade foi outra, soube a pouco muito pouco primeiro infelizmente o pessoal levou-nos para trilhos por onde eu já tinha andado e não estava a ser assim tão duro, era mesmo moderado, sei que a razão de ser assim era porque um deles tinha levado o filho que possivelmente nem 12 anos tinha e o trilho estava a ser pensado para ele, fomos no dia errado, mas quando começo a olhar para o GPS e ver as horas a passar e nós com muito poucos km e eu com uma vontade enorme de andar, eram 11h e só tínhamos 14km!!! tinha que mudar isto. Então comecei por dizer ao Carlos e depois ao Miguel que ia embora pelo monte para Famalicão, estávamos parados no sitio certo, em frente ao Hotel da Falperra, o trilho que eu conhecia para era por detrás. O colega do Miguel estava preocupado e não tinha percebido que o que eu queria era mesmo fazer km e disse-me "Vens connosco até St. Marta e já descemos para Braga e podes ir embora" eheheh "pois, mas o que eu quero é mesmo ir pelo monte até Famalicão". E então lá fui eu, deixei o carro em Braga e segui pelo trilho que conhecia mas nunca tinha feito naquele sentido. Quando estava a descer St. Marta lembrei-me não trouxe o medicamento, ficou no carro se calhar é melhor voltar, nada disso vamos lá continuar ;). Subir a Sra. da Saúde por este lado é duro, mas como tinha sido um bom aquecimento, fiz sem problemas, mas mais ou menos a meio lembrei-me de outra coisa é pá a chaves de casa também estão no carro e não está ninguém em casa, AZAR, agora não volto para trás, estive +- 15min no cimo deste monte desde a dar banho a bike e a fazer um pequeno reforço, mas mesmo assim ao 12:15 já estava em Airão a descer para o Penedo das Letras, onde fui ao topo deste e desci novamente para o lado de Braga, mas quase a chegar ao fim do monte virei novamente para o sentido de Famalicão a par da autoestrada num constante sobe e desce, já a algum tempo que não passava neste caminho e deu para ver que a zona inicial está muito coberta pela vegetação e é difícil passar, mas com a vontade que eu tinha em andar não ia ser isto que me ia parar e continuei onde cheguei a casa as 14:15 com 40km e 1200m de acumulado, afinal foi mesmo um empeno!!!

Obrigado ao pessoal de Braga, mas temos que combinar outro dia para voltarmos, com sol de preferência e vocês mostrarem-nos trilhos que não conheça.






4 comentários:

JM disse...

No sábado, eu, o Zé Manel, e o João Monteiro, andamos nessa zona.
Subimos ao Penedo das Letras, descemos para Guisande, e depois para Figueiredo, daí rumamos para Penso Santo-Estevão, e depois subir para Airão.
A nossa prospecção acabou por dar frutos, pois acabamos por descobrir um caminho para uma mina, que feito em sentido contrário (a descer) revela-se um excelente single track.
Este domingo não podia alinhar contigo, pois tinha um compromisso social (comunhão), mas numa próxima incurssão alinho, a zona ainda tem muito potencial a descobrir.

1abraço
JMoniz

Alexandre disse...

Foi pena no sábado não poder alinhar convosco, mas agora tenho de trabalhar até mais tarde e as manhãs são para recuperar. eheheh

Trilhos e zonas com potencial não faltam, ainda bem, o que falta é tempo para as fazer!!!

Mas temos que combinar isso.

Miguel disse...

olá Alexandre,

o que tu fizeste para não sujar o carro !

Gostei mesmo do arranque. A subida ao Bom Jesus acompanhada pela descida da boa chuva. Que saudades!
Cumprimentos.
Miguel

Alexandre disse...

Gosto tanto dele que para a próxima deixo-o em casa, era onde ele devia ter ficado no domingo e eu ia de comboio . . .