Interesse Geral



As lesões resultantes da BTT estarão em franca diminuição ?
13/03/2011
as lesões da BTT
Coimbra, Março 2011 - Um press release publicado recentemente, dá-nos conta que num período de 14 anos nos EUA, desde 1994 a 2007, o número de lesões em geral contraídas durante a prática de BTT, baixou de modo muito significativo, com uma redução de 56%.
Esta informação tem por base os dados recolhidos pelo Sistema Americano de Vigilância Electrónica de Lesões e publicados na edição de Fevereiro do American Journal of Sports Medicine.
De acordo com o press release, este declínio é devido à conjugação de vários factores, entre os quais parece ter alguma importância uma diminuição do numero dos praticantes, mas também ao facto de ter havido uma melhoria no sistema de travagem e da suspensão das bicicletas, com um consequente ganho do controlo da bicicleta por parte dos ciclistas.
Quanto aos mecanismos lesionais, as quedas são apresentadas como sendo responsáveis por 70% das lesões e a projecção da bicicleta, por 14%.
Para além disso é também referido que os diagnósticos mais frequentes se referem a fracturas (27%), lesões de tecidos moles (24%), lacerações (21%).
Outros aspectos para reflexão, residem no facto de as lesões mais graves e a necessitarem de internamento para tratamento, envolverem as raparigas e as mulheres. Já os jovens com idades entre os 14 e os 19 anos, são responsáveis pelo dobro dos traumatismos crâneo-encefálicos em relação aos ciclistas mais velhos.
Francisco Santos Silva, ortopedista com muita experiência na traumatologia do ciclismo, deixa a noção de que em Portugal não é possível sabermos quais as taxas de sinistralidade e bem assim o compromisso lesional da mesma. No entanto adianta que a maior incidência da traumatologia se centra a nível do ombro e em particular na clavícula.
“ no entanto se o paralelismo funcionar, quanto à baixa nas lesões da BTT e partindo do principio que a mesma se possa dever fundamentalmente às melhorias mecânicas da bicicleta, então com toda a certeza em Portugal estaremos também no bom caminho “ conclui o cirurgião.



Abdominais para quem não bebe cerveja ...







Cliquem no título para obterem ligação à página da FPCUB, onde poderão subscrever o seguro.

Nos separadors do topo encontram o link para SEGURO e depois podem fazer a adesão ONLINE.
Valor € 28

Seguros - Descrição
Seguros – Descrição Os sócios individuais da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) com a quotização de 2010 regularizada beneficiam desde a data de regularização (quando posterior a 1 de Janeiro) e até 31 de Dezembro de 2010 da oferta de seguros de Acidentes Pessoais e Reponsabilidade Civil com as seguintes Apólices da Companhia de Seguros Tranquilidade S.A. e coberturas abaixo descritas, sempre que utilizam a bicicleta na prática de actividades desportiva, cultural, ecológica, recreativa e de manutenção, excluindo a competição e actividades radicais, 24h/dia, 365dias/ano e assessoria jurídica da FPCUB. - Acidentes Pessoais Nº 0002286194 (Sem Franquias / Válida em todo o Mundo):
* Morte ou Invalidez Permanente – 25.750,00 EUROS
* Despesas de Funeral – 2.575,00 EUROS
* Despesas de Tratamento e Repatriamento – 5.000,00 EUROS
* Serviço Hospitalar público ou rede Médica convencionada da Companhia de Seguros Tranquilidade S.A.
- Responsabilidade Civil Automóvel (aplicável aos velocípedes) Nº 0002286213 (Sem Franquias / Válida em Portugal e Espanha e no resto do Mundo com informação prévia à FPCUB das datas e do destino).
* Capital - 3.250.500,00 EUROSAssessoria jurídica da FPCUB
Podem ainda subscrever o seguro adicional transporte/roubo.



Tecidos de compressão X ciclismo e atividades de grande esforço muscularCÃIBRAS!


Nas últimas duas décadas muito mudou em relação às roupas esportivas, os tecidos, os cortes e o material. A mudança continua, pois a procura por aumento de performance, a quebra de recordes e economia de energia e movimento estimulam a criação de novas roupas esportivas. Até porque o homem está chegando ao seu limite físico, agora os outros componentes entram em ação. Para poder falar mais sobre este assunto e dar mais informações que pudessem esclarecer o que é o tecido de compressão, para que usá-lo e quem deve usar, consultei uma profissional da área de pesquisa e desenvolvimento têxtil, Karla Krivtzoff (Engenheira Química).

O Principio da Compressão
De acordo com estudos em laboratórios, a importância da compressão fornecida pela roupa esportiva durante o exercício, a partir do momento em que ela atua sobre um grupo muscular, comprimindo-o de maneira ideal, resulta em:
• Melhor execução do movimento uma vez que o cérebro e o corpo (músculo) tem uma melhor comunicação, evitando assim, as lesões por uso incorreto do movimento.
• Força aplicada com melhor execução, e transferência de força aumentada, através de diminuição da vibração muscular, que também causa desgaste físico e desperdício energético.
• Recuperação mais acelerada após grande esforço físico, pois há uma diminuição dos micro-traumas musculares, que são normais de ocorrer durante o exercício.
• Aumento de micro circulação, fazendo a produção de acido lático ser retardada. Pois o sangue venoso é removido mais depressa, dando lugar ao sangue rico em oxigênio. “Aumento da oxigenação muscular”.

De que forma podemos encontrar os tecidos de compressão:
-Bermudas para corredores e ciclistas
-Roupas de natação
-Meias
-Calças
-Camisetas

Moda e atividades esportivas


Como nós nos inspiramos nos atletas de altíssima performance, é devido a isso que já podemos ver durante nossos treinos pessoas usando os tecidos de compressão que assim como todos devem saber, não se trata de roupa para frio mas sim de roupas para atletas que buscam o alto rendimento e uma recuperação mais rápida após um treino de grande esforço. Nos atletas de ponta este recurso pode inclusive auxiliar a quebra de um recorde, servindo como um incremento de performance, mas no caso de atletas amadores, o maior benefício trazido é a prevenção de lesões e a rápida recuperação após o exercício de alta intensidade. Lembrem-se: Não é uma roupa para se proteger do frio!
Muitos atletas estão começando a aderir a esta nova tecnologia e a partir da melhora dos resultados, muitos buscam mais informações, o que tem aumentado o seu uso, mas o destaque ainda está no uso pelos triatletas e corredores de endurance que tem um desgaste físico muito grande e durante uma prova como o Iron Man, cada detalhe é importante para um bom resultado.
No próprio Iron Man de Kona o uso dessas meias de compressão aumentou de 82 pares em 2007 para 416 pares em 2008.

Em outras áreas
O uso das meias pode ainda ser encontrado em outras ocasiões e explica um pouco mais os princípios da compressão: O uso de meias para recuperação de cirurgias de varizes quando é necessário reabilitar a circulação das pernas. Uma outra situação que encontramos com facilidade, é durante vôos onde é indicado para pessoas com problema de circulação, que devem usar as meias quando este for superior a 4 horas para prevenção de trombose venosa profunda (TVP).


Concluindo
O uso da nova tecnologia é destinado aquele atleta que busca uma alta performance e através do uso desta, ter uma melhora no resultado e uma recuperação mais acelerada. Lembre sempre de perguntar ao seu médico e ao seu treinador se o uso deste produto é indicado para você.


Se sentires que está a chegar uma cãibra, diminui imediatamente a intensidade do exercício e relaxa ao máximo (na medida do possível) o músculo afectado. Se já te "deu" alonga e massaja o músculo afectado em sentido centrípeto, ou seja, de fora para o interior do corpo.

Depois de a dor passar convém parares esse exercício, uma vez que o mais provável é que a cãibra se repita com mais intensidade se continua res a forçar. Agora deves analisar as causas e encontrar a solução.

O mais importante é cuidares da tua hidratação e repor os sais minerais perdidos com uma boa bebida desportiva. Experimenta várias em treino para saber qual te cai melhor antes de usar em competição. Assegura um adequado equilíbrio iónico (sobretudo entre cálcio, magnésio e potássio) porque é a melhor maneira de prevenir as cãibras. Uma hora antes da prova deves beber meio litro de bebida isotónica. Corrige as possíveis anomalias mecânicas: técnica desportiva incorrecta, bicicleta mal regulada, sapatilhas inapropriadas, etc.

Uma dieta equilibrada, rica em fruta e verdura e não demasiado elevada em proteínas, também contribui para evitar cãibras. As bananas, pelo seu elevado teor em potássio, são um óptimo alimento anti-cãibras. Aqueceste bem? Lembra-te da importância de fazer esforço de forma progressiva e alongar no fim. Em competição evita as acelerações bruscas.

Se o problema persistir, consulta um médico desportivo. Pode ser recomendável tomar suplemen tos de cálcio, magnésio e potássio ou que activem a circulação, como a levedura de cerveja ou a geleia real.
PS - Em especial para o nosso amigo SALADIX.

Cerveja é re-hidratante "eficaz" após exercício.

Conclusão vertida de um estudo científico realizado pela universidade de Barcelona, corroborado por outros semelhantes efectuados em Espanha.
A cerveja pode ser uma "eficaz" bebida reidratante após a prática de exercício físico. "A alta presença de elementos antioxidantes" ajuda a reduzir os efeitos produzidos pelo exercício físico, como a fadiga ou a falta de ar, defende o professor de Fisiologia do Exercício, Joan Ramón Barbany.
A ideia foi defendida na apresentação do estudo "A Idoneidade da Cerveja na Dieta Equilibrada dos Desportistas", durante os Jogos Mundiais da Medicina e Saúde, que se celebram em Alicante.
"A cerveja tem uma alta presença de elementos oxidantes, derivados da sua origem vegetal, que combatem a presença de radicais livres", diz o académico, que defende que isso ajuda a reduzir os efeitos do exercício físico, "como as dores musculares ou a fadiga.
Esta bebida contém componentes vitamínicos, minerais e carboidratos, pelo que a sua ingestão em "doses moderadas" por adultos pode desempenhar um papel na "recuperação do metabolismo normal e imunológico dos desportistas depois do exercício físico".
Um outro estudo, da universidade de Granada, revela que "em comparação com a água, (a ingestão de cerveja) não tem qualquer aspecto desaconselhável".
"Apesar do álcool, a cerveja é uma magnífica bebida compatível com o rendimento desportivo de qualquer disciplina", acrescenta Juan Antonio Corbalán, antigo internacional de basquetebol e agora fisiologista do desporto.