terça-feira, 31 de março de 2015

Preparando Santiago 2015
Pessoal aqui vai a minha proposta:

1ª ETAPA – Matriz de Famalicão a S. Pedro de Rates – 15 km

2ª ETAPA – S. Pedro de Rates a Barcelos – 17 km (32)

3ª ETAPA – Barcelos a Ponte de Lima – 34 km (66)
Albergue: Pousada da Juventude (Ponte de Lima)

4ª ETAPA – Ponte de Lima a Rubiães (Paredes de Coura) – 19 km (85) - 1ª Noite
               Albergue: Antiga Escola Primária
Localização e funcionamento do Albergue:
É uma aldeia autenticamente portuguesa, daquelas que já não há no resto do país. Não por ter casas de xisto ou paredes caiadas de branco, mas pelas pessoas. O albergue fica à entrada da povoação no edifício da antiga escola primária, completamente restaurado. Possui dois dormitórios com bastantes camas, sala de convívio, casas de banho e cozinha, tudo com cheiro a novo pois as obras são recentes. O responsável é o presidente da junta que passa depois da hora de jantar para ver se está tudo bem, e tem todo o gosto em conversar um pouco com os peregrinos. O carimbo, assim como o livro de registo das passagens está no hall de entrada à disposição de cada um.

 

5ª ETAPA – Rubiães a Valença – 18 km (103)
               Albergue: S. Teotónio (Valença)

6ª ETAPA – Valença a Redondela (Espanha) - 35 km (138)
               Albergue Xacobeo (Redondela)

7ª ETAPA – Redondela a Pontevedra – 18 km (156) - 2ª Noite
               Albergue Xacobeo (Pontevedra)
Localização e funcionamento do Albergue:
O albergue fica à entrada da cidade de Pontevedra.  É muito fácil de encontrar: depois de passar debaixo da ponte ferroviária sobe numa rampa à sua direita. O albergue é no portão em frente. Tem de tocar à campainha para abrirem a porta (a partir das 4 da tarde). O albergue tem apenas um dormitório mas bastante grande. De certeza que não haverá falta de camas. Estão alberguistas a receber os peregrinos pelos menos a partir das 4 da tarde, que carimbam as credenciais e recebe os 3€ de pagamento. Há ainda serviços de lavandaria, cozinha, etc, alguns deles pagos.

 

8ª ETAPA – Pontevedra a Briallos – 18 km (174) - ou 2ª Noite
               Albergue Xacobeo (Briallos)

Localização e funcionamento do Albergue:

O albergue de peregrinos de Briallos – Portas fica a cerca de 5km da cidade termal de Caldas de Reis em Espanha. O albergue é pequeno: tem apenas 27 camas, distribuídas por dois quarto, um para homens outro para mulheres e mais um pequeno no rés do chão para deficientes.  Por isso em épocas de grande afluência é conveniente chegar cedo para garantir lugar. Acontece que muitas vezes os peregrinos pernoitam em hotéis/pensões em Caldas de Reis para aproveitar um dia nas termas, o que folga um pouco este albergue.
O funcionamento é semelhante aos outros. Pelas 7 vem a alberguista que carimba as credenciais e recebe os 3€ de pagamento.

 

9ª ETAPA – Briallos a Padrón – 25 km (199)

               Albergue Xacobeo (Padrón)

10ª ETAPA – Padrón a Santiago de Compostela – 24 km (223)

Sem comentários: