quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Famalicão-S.Bento-Famalicão (só para alguns 4!)

Boas a todos menos a um,

Realizou-se com o sucesso a peregrinação ao S. Bento em Homenagem ao Saladas. Conforme esperado, saímos com a pontualidade que caracteriza os Portugueses: 10 min. de atraso perfeitamente justificados e que mais tarde se reflectiram num elevado ritmo que com os ventos a favor fizeram com que recuperássemos 13:15 min/seg (mais ou menos). Assim, arrancamos às 8:10 em direcção a Telhado onde fizemos a 1ª paragem. De seguida, seguimos pelos Caminhos de Santiago até chegarmos novamente à estrada de Famalicão-Braga.

1º e único contratempo: Indisposição a necessitar de falar com o Sr. Roca, que por acaso estava numa bomba de gasolina ali perto.

Terminada a conversa, seguimos em direcção à Sé que serve de adjectivo para classificar as coisas muito velhas. Paragem para fotos, e o chefe a demonstrar o seu charme e classe convencendo alguém a tirar fotos a um grupo de gajos bem dispostos e vestidos com lycra.

Após a foto, seguimos em direcção ao quartel militar e o grupo ganhou vida própria e dividiu-se, tendo alguns uma vontade de seguir até Compostela: uma ideia. Após o reajuntamento seguimos pelo centro de Braga (ndr: braga -cueca de fio dental em Castelhano) e passamos pela rotunda com o nome mais curioso de Portugal: Pachancho! A fábrica que lhe deu o nome iniciou a produção das famosas e úteis pachanchas – motorizadas.

Um pouco de estrada de terra e encontramos a estrada Braga-Amares pela Ponte do Porto. Aqui uma descida à maneira e o Zicas deve ter atingido 233,15 km/hora. Não há registo oficial pois ele tinha desligado o tacógrafo para não ter de parar cada 2 horas.

Em Amares, deixamos de acreditar no GPS, pois este queria subir e nós nem por isso. Seguimos pela estrada em direcção ao S. Bento. Nesta altura, um n.º ímpar de pernas, sim, sim, o Capitão Gancho também foi, começaram a dar sinais de impaciência para com o movimento repetitivo de biela/manivela. Foi necessário aplicar a pedagogia do Sr. Scolari para compensar este efeito.

Nesta altura, o calor apertava, e as mochilas estavam sem água, pelo que foi necessário para reabastecer e meter umas bebidas energéticas, vulgo Minis.

Recuperados, avançamos até ao S. Bento, onde o calor aliado à subida final faziam ouvir alguns gemidos, que no entanto, só deram alento aqueles que estavam com mais dificuldades, MAS QUE CHEGARAM! Eram cerca das 12h45m.

Visita ao S. Bento e respectivo agradecimento, e era hora de alimentar o corpo de atleta com uma magnifica feijoada confeccionada pela D. Fernanda (a quem desde já agradecemos!). Mais uns kms de bicla e lá encontramos uma sombra com praia, com mesas e fogão à espera. Uma classe.

Enquanto aquecia a feijoada tempo ainda para um mergulho e relaxamento das pernas. Então a ideia brilhante do dia: e se regressássemos de bicla? Quem os f@desse! Como o nível de oxigénio no cérebro era reduzido, o mentor e mais 3 aceitaram de imediato.

Assistimos às diversas actividades, com os fantásticos espectáculos desde o internacional Rancho da Reguenga à universal Tonicha que afinal era o pequeno Saúl (que agora já é grande).

Feijoada no papo, e autógrafos nas camisolas, lá cravamos o Zicas para nos transportar até à estrada, onde iniciamos o trajecto de regresso pela estrada de Chaves-Braga.

Chegados a Braga, a fome já apertava e pedia por uma frigideira. Como pedia, teve. Arranque para Famalicão em direcção a Telhado, caminhos de Santiago e ligação à estrada de Guimarães-Famalicão. Na passagem pelos Moutados, um furo. Mudança de câmara e chegada ao ponto de partida pelas 19horas.

Resumo da aventura:

Distância total: ~125 km

Vel. média: ~20 km/h

Ascending: não usamos pois gasta muita energia.

Tempo total: o suficiente para adormecer todas as partes do corpo da cintura para baixo.

Em nome da Comixom, e como nota final:

  • Agradecer a todos os participantes, a boa disposição, o empenho e esforço que dedicaram ao n/ Amigo.
  • A camaradagem que fez com que os kms parecessem menos, em especial aos 3 desmiolados que regressaram comigo de bicla só porque sim. Chegou-se a falar de histórico mas não foi essa a razão.
  • Mais uma vez à D. Fernanda pela espectacular feijoada.
  • Ao nosso Chefe e os calções brancos: impossível copiar.
  • À presença do Chouiça que representou com grande categoria o Team Bifana (até tinha uma camisola época 09/10!). Apesar de ter comido feijoada, aproveitou também para estudar a OPA aos Biciatus, motivo que deverá livra-lo das esperadas represálias do seu Chefe e do Chefe do Chefe.

Um abraço a todos,

MS

PS – para ver as fotos, crica no titulo.

2 comentários:

Zé Costa disse...

De facto foi espectacular, só houvi dizer que faltou alguém, mas nem eu nem ninguem deu por isso. Aos estreantes os meus parabens pela bravura demonstrada.
Só um reparo ao chefe (esteve neste ivento um "BIFANA 5*****" e a comisson esqueceu-se de providenciar o LÁGRIMA SANTA branco), violentando o dito BIFANA 5***** com o consumo de mines.
Prometo que em próximas organizações dos BICIATUS em que participem BIFANAS, providenciaremos LÁGRIMA SANTA branco.

Delio disse...

Na minha opinião, na próxima organização dos Biciatus em que participem "Bifanas"(sempre bem vindos), quem providencia o LÁGRIMA são eles, pelo "honra" e "prazer" de pedalarem com os verdadeiros BICIATUS !!!
Tenho dito ... mais nada!

Abraços